FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS | |||
Autor Principal: | Patricia Rossi Co-autores: Mey de Abreu van Munster | ||
Resumo: | Este estudo teve como proposta analisar o processo de formação inicial sob a perspectiva dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSCar para atuar diante do processo de inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, tendo sido empregada a combinação entre a pesquisa documental e a pesquisa de campo exploratória, adotando como estratégia o estudo de caso. Foi empregado um questionário com questões abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados, direcionado aos participantes. Os dados foram baseados na análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os alunos consideraram que o curso proporcionou e ofereceu subsídios para uma formação profissional ampla acerca da temática inclusão de crianças com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar, obtida por meio das disciplinas obrigatórias e optativas, estágios curriculares, projetos de extensão e grupos de estudo. Entretanto, a maioria ressaltou a necessidade do curso oferecer experiências nas disciplinas obrigatórias e mais situações reais em ambiente escolar, para aumentar o contato direto com o processo de inclusão na Educação Física Escolar e com as pessoas com deficiência. Além disso, foi sugerido maior contato com essa temática ao longo dos quatro anos de formação por meio da infusão do conhecimento junto as demais disciplinas., | ||
Palavras-chave: | atividade física adaptada. educação especial. formação profissional. | ||
Modalidade: | Comunicação Oral | Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada | |
CrossRef / DOI: | doi.org/ | ||
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