QUANDO SE TEM DIREITOS: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |||
Autor Principal: | Daniele Lozano Co-autores: Elcie A. F. Salzano Masini | ||
Resumo: | A educação especial e a educação do campo são duas áreas que nas últimas décadas tem ganhado força em discussões acadêmicas e políticas públicas, porém as pesquisas sobre sua interface ainda aparecem de forma tímida. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas legislações sobre o Atendimento Educacional Especializado e discutir o quanto o direito ao AEE pode interferir no direito à participação das aulas regulares dos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especial em uma escola do campo do interior do estado de São Paulo. Utilizando a metodologia qualitativa em educação e os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, analisamos as observações realizadas durante as aulas de professores que possuem em sua sala alunos com deficiência e/ou NEE, e foi possível identificar que existe uma parcela destes que não estão tendo seu direito ao processo de escolarização efetivado em detrimento de atender seu direito a frequentar o AEE., | ||
Palavras-chave: | Educação Especial. Educação do campo. Atendimento Educacional Especializado. | ||
Modalidade: | Comunicação Oral | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
CrossRef / DOI: | doi.org/ | ||
Estatísticas: |
68 acessos11 downloads0 citações |
||
Ações: | |||